Verdade ou mito?

Canal Saúde

No tempo dos nossos avós, diziam que manga com leite fazia mal à saúde. Pura mentira! Hoje sabemos que esta crença foi criada pelos senhores de fazenda no Brasil colonial para evitar que os escravos roubassem a fruta e o leite durante a noite. O tempo passou, a sociedade ficou mais esclarecida, mas ainda existem diversos mitos relacionados à alimentação. Vida Assim ouviu nutricionistas e ajuda a derrubar – ou confirmar – muitas dessas histórias que a gente ouve por aí.

Abacate engorda.

MITO. A fruta é uma das mais calóricas, mas, ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente nela não é saturada, e sim insaturada, capaz de reduzir o colesterol ruim. No entanto, o abacate não deve ser consumido em grande quantidade.

Cenoura faz bem à vista.

VERDADE. A cenoura é rica em betacaroteno, substância que dá origem à vitamina A. Quando o organismo está carente dessa vitamina, a pessoa pode ter cegueira noturna (incapacidade de adaptar-se ao escuro) e até perder a visão.

Chocolate faz bem à saúde.

VERDADE. O chocolate possui procianidinas e outros antioxidantes que ajudam na proteção dos vasos sanguíneos e prevenção da aterosclerose. Também ajuda a melhorar o humor das mulheres com TPM. Mas, por ser um alimento muito calórico, o ideal é consumir no máximo de 30g a 50g por dia (o equivalente a uma barra pequena).

Alimentos integrais e orgânicos não engordam.

MITO. Os alimentos integrais são mais saudáveis, ricos em fibras e vitaminas, mas engordam se consumidos em grande quantidade. Já os orgânicos são os cultivados sem o uso de agrotóxicos ou aditivos químicos. Ao contrário do que se pensa, podem até ter um valor calórico maior, por apresentarem mais nutrientes.

Mascar chiclete faz mal ao estômago. 

VERDADE. A função de mascar chiclete estimula o estômago a trabalhar, produzindo suco gástrico. Como não há nenhum alimento a ser digerido, esse suco, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.

Comer banana ajuda a evitar câimbras.

VERDADE. Um dos motivos que levam as pessoas a ter câimbras é a falta de potássio no organismo. E a banana é um alimento rico neste nutriente.