A beleza e a qualidtade da faceta de porcelana

Canal Saúde
Binho Dutra
Especialista em prótese dentária, Cláudia Rosestolato fala sobre as vantagens desta técnica
Especialista em prótese dentária, Cláudia Rosestolato fala sobre as vantagens desta técnica

Facetas em porcelana ou lâminas de porcelana são próteses que cobrem a frente dos dentes, modificando completamente sua forma, posição e cor. Sua qualidade estética é excelente. Além de durar muito tempo, elas não mudam de cor, nem se quebram facilmente. São extremamente resistentes tanto às forças mecânicas da mastigação quanto aos corantes.

“A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores: necessidade estética, expectativa do paciente, integridade dentária, função mastigatória e durabilidade”, observa a dentista Cláudia Teixeira Rosestolato, especialista em prótese dentária e implantodontia.

O emprego desta técnica ajuda a melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando sua autoconfiança e autoestima, já que pode corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato e solucionar a aparência do esmalte dental desgastado. Além disso, o uso da porcelana permite a harmonização da cor dos dentes, por exemplo, em situações nas quais o processo de clareamento tradicional não atinge os resultados pretendidos. E o paciente poderá escolher o tom desejado.

Normalmente é necessário um mínimo de desgaste dentário, que é indolor. O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de duas sessões - uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios e outra para a cimentação. O resultado é muito gratificante, com o paciente se sentindo mais autoconfiante.