Tão claro como um lindo sorriso

Canal Saúde

Acessível a todos, o clareamento dental exige cuidados e acompanhamento

Quem não deseja um sorriso perfeito, com dentes claros? Todo dia surgem novas dicas de quem não têm conhecimento na área, propagandas de produtos “milagrosos” e métodos práticos que podem colocar em risco a saúde dos dentes e gengivas. Embora o clareamento dental tenha se tornado acessível e fácil de fazer, trata-se de um procedimento que exige cuidados e acompanhamento profissional.

Para se obter um bom resultado, observa a cirurgiã dentista Mariana Estefan, especialista em endodontia, é necessário disciplina do paciente quanto à dieta, porque, durante o tratamento, os dentes ficam mais permeáveis, o que aumenta a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos. Ficam proibidos: suco de uva, vinho tinto, refrigerantes à base de cola, café, chás e beterraba. O cigarro é outro vilão, por causa da nicotina.

Muitos dizem que o clareamento enfraquece os dentes, o que não é verdade. Os géis utilizados são seguros e não prejudicam a estrutura dental. Nunca é demais lembrar: dentes saudáveis proporcionam um efeito rejuvenescedor e melhoram a qualidade de vida da pessoa, proporcionando um belo sorriso e aumentando sua autoestima.

Técnicas de clareamento

Caseiro – É fabricada uma moldeira de silicone. A pessoa deve preenchê-la com um gel que contém a substância clareadora e usá-la todos os dias, por três a quatro semanas.

Consultório – O método utiliza um gel com concentração muito maior de ativo clareador. O efeito pode ser potencializado por uma fonte de luz, como LED ou laser. Existe também a técnica que associa as duas.