Melhor prevenir

Canal Saúde
Mariana Estefan: acompanhamento odontológico periódico pode evitar problemas
Mariana Estefan: acompanhamento odontológico periódico pode evitar problemas

Com uma visita regular ao dentista, pode-se evitar tratamentos longos e de custo elevado

Como diz o ditado, “prevenir é melhor do que remediar”. Na Odontologia, a prevenção ajuda as pessoas a evitar o início ou progressão de doenças orais. O dentista exerce papel fundamental na prevenção de vários tipos de doenças bucais através do exame dos dentes e tecidos moles, usando exame tátil-visual e radiográfico ou orientando o paciente quanto à melhor forma de cuidar da sua saúde e à necessidade de acompanhamentos periódicos.

De acordo com a cirurgiã dentista Mariana Estefan da Silva Cerqueira, o paciente que tem o cuidado de fazer um acompanhamento odontológico periódico previne vários problemas, como a cárie, a doença periodontal e até mesmo o câncer bucal. A lista inclui doenças de ordem sistêmica, como as cardiovasculares, que podem ter as bactérias ou algum tipo de desordem da cavidade bucal como fator de origem.

Muitas pessoas só procuram tratamento quando estão sentindo dor. Algumas deixam de ir ao dentista por sentirem medo. Outras ficam receosas devido ao alto custo do tratamento. Tudo isso pode ser evitado quando se tem o hábito de visitar regularmente o dentista, pois os métodos preventivos, além de não invasivos, possuem baixo custo. A prevenção baseia-se na correta higienização, com escova e fio dental; consumo inteligente do açúcar; uso correto do flúor para fortalecer os dentes; e acompanhamento da saúde bucal pelo dentista, que deve ser realizado semestralmente.