Previna-se contra doenças renais

Canal Saúde
Fabiano Gomes
Gino Raniero Mannicci, nefrologista: dieta saudável ajuda a preservar os rins
Gino Raniero Mannicci, nefrologista: dieta saudável ajuda a preservar os rins

Boa alimentação e mudança de hábitos são alguns cuidados recomendados pelos médicos

Com uma simples reeducação alimentar e pequenas mudanças de hábito, é possível prevenir o agravamento ou até o surgimento de uma doença renal. Diversos problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, podem levar a graves comprometimentos nos rins, que em muitos casos obrigam o paciente a se submeter rotineiramente à hemodiálise. “A maneira de controlá-los é manter uma dieta saudável, evitando excessos”, orienta o nefrologista Gino Raniero Mannicci, da Clínica Cemin.

De acordo com o médico, a pessoa que sofre de doença renal precisa fazer mudanças substanciais em seu cardápio. É importante adotar uma dieta com menos gordura, evitar a proteína encontrada na carne vermelha, diminuir o consumo de alimentos com muito sal - principalmente os industrializados -, reduzir a ingestão de açúcar e optar por alimentos ricos em vitaminas e fibras, que colaboram bastante com o funcionamento dos rins. Esta dica também é válida para quem quer evitar problemas futuros.

Também é importante incluir na rotina médica a consulta com um nefrologista. Ele solicitará exames como microalbuminuria em urina 24 horas e proteinuria, que podem identificar doença renais logo no início, ajudando no tratamento.

 

Cuidado com os anabolizantes

Gino Mannicci faz um alerta: pessoas que possuem lesão renal não podem usar anabolizantes - principalmente a creatina, muito consumida por esportistas e atletas. Esta substância cria uma falsa impressão de aumento muscular, quando na verdade eleva a concentração de água nas células, podendo provocar quadros de doença renal crônica. Os anti-inflamatórios também são vilões dos rins. Muitas pessoas utilizam estes medicamentos de forma contínua e sem orientação médica. A consequência pode ser uma sobrecarga do órgão, que contribui para a perda da função renal e leva o paciente ao tratamento com hemodiálise.