Denise Ribeiro

Oba, férias de novo!

Canal Bem-estar

As férias do meio do ano chegaram! Seu filho ficará em casa durante duas ou três semanas, retomando hábitos como ficar deitado no sofá assistindo à TV ou brincando com seu game predileto; e, no que depender dele, acompanhado por refrigerantes, biscoitos e outras guloseimas sempre ao alcance.

Infelizmente, as horas inocentes em frente à televisão adquiriram uma proporção enorme na vida das crianças. Em resposta a esse crescente problema, o governo, os órgãos de saúde e os médicos especialistas chegaram ao consenso de que as crianças devem ser fisicamente ativas por pelo menos 60 minutos diariamente. Este tempo pode ser dividido em períodos de no mínimo 15 minutos para cada atividade.

Outra recomendação é ajudar os filhos a encontrarem atividades que eles realmente gostem de praticar, sem ficar determinando que um exercício é melhor que outro. Essa tarefa é parecida com aquela de incluir vegetais e legumes nas refeições.

Uma ótima estratégia é planejar as ações dia após dia, registrando as atividades da família e ser divertido ao mesmo tempo. Um exemplo: pratique atividades físicas diferentes das habituais, como jogar tênis e fazer aulas de capoeira, ou aproveite o parque do seu bairro. Reúna os amigos de seu filho para aproveitar os espaços ao ar livre. Incentive a prática de esportes com bola, como futebol, queimada e vôlei. Inicie o hábito de pedalar.

Pule corda. Também descubra a natureza de sua cidade. Não desista quando o tempo estiver fechado. Se estiver chovendo, saia para bater perna no shopping, monte um espaço para praticar exercícios no terraço ou em um cômodo extra de sua casa, forrando uma esteira no chão.

Brincar com as crianças possibilita a socialização entre pais e filhos fora do contexto familiar típico. Além disso, praticar exercícios juntos melhora a interação entre todos os membros da família. Deste modo, as férias vão passar mais rápido e logo será o momento de voltar às suas atividades regulares, com o compromisso adicional de incluir a atividade física na rotina. Não se esqueçam de fotografar e registrar esses momentos, o que nem sempre ao longo do ano conseguimos fazer devido à correria e rotina dos lares. Boas férias e até a próxima!

Denise Ribeiro