Estimulando o prazer pela leitura

Canal Atualidade

Pesquisas comprovam: a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos. Ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor. Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Em todas as idades, isso faz com que a criança tenha mais chances de se tornar uma leitora assídua.

Por isso, leia ou conte as histórias que você conhece para seu filho desde bebê, usando entonação e emoção. Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna mais preparado para os estudos, o trabalho e a vida. Lendo, você ri e se emociona, mostra à criança seu lado humano e capta seus sentimentos. Além disso, a leitura ajuda a aumentar seu vocabulário, pois familiariza a criança com a palavra escrita e ajuda a fixar a grafia correta das palavras e a construção harmônica das frases. Textos com estrutura de repetição costumam ser muito apreciados pelos pequenos. São fáceis de memorizar e possibilitam a identificação das palavras repetidas, o que é importante para a alfabetização.

Dê o exemplo: leia você também, e seu filho seguirá seu exemplo naturalmente. Deixe os livros à mão para que ele folheie e invente histórias. Reserve um horário para a leitura em família e faça deste um momento de prazer. Quando a criança crescer, ajude-a na leitura e frequente livrarias e bibliotecas. Dê livros, gibis ou revistas de presente. Incentive-a a falar da história e contá-la para outras pessoas. Empreste livros aos seus amiguinhos. Estimule a troca e as conversas.

Não desista, mesmo que, numa era tão informatizada, pareça chato ir a bibliotecas ou livrarias. A proximidade com o mundo da escrita facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Então, o que está esperando? Estimule seu filho a embarcar nesta aventura que só o bom leitor conhece!