Professores Pardais

Canal Atualidade
SECOM-MACAÉ

Parceria entre poder público e iniciativa privada leva técnicas de rebótica a escolas em Macaé

Além das matérias tradicionais, os alunos da rede pública de Macaé agora também aprenderão técnicas de robótica. Isto será possível graças a uma parceria entre poder público e iniciativa privada, com participação de estudantes do curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), que aturarão como monitores.

Este é o programa #Inovareaprender, criado pela Secretaria Municipal de Educação. Atuam como parceiros a Odebrecht Óleo e Gás, Escola em Ação, Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As aulas de robótica estão acontecendo nas unidades de ensino Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Eda Daflon (Imbetiba) e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros).

Durante as aulas, os jovens se envolvem na montagem e programação de robôs, ao associar conceitos básicos de mecânica e eletrônica. Eles utilizam kits didáticos com peças. O próximo passo do programa será a criação do polo #Inovar e Aprender - laboratório criativo.

Os alunos também participarão de um torneio municipal, no dia 26 de agosto, da Olimpíada Brasileira de Robótica, em outubro, e da regional First Lego League-2015, no mês de novembro. Para o aluno Geison Manhães, esta é uma grande oportunidade de conhecer outras áreas. “Estou motivado a estudar para fazer vestibular para Engenharia”. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Guto Garcia, a parceria com empresas é essencial para alavancar as atividades nas escolas. O objetivo é ampliá- las, atraindo a iniciativa privada para  apoiar outros projetos pedagógicos e de responsabilidade socioambiental.